Golpe do Falso Advogado

Golpe do Falso Advogado

O cidadão não tem sossego. Há anos todos sabem ou já ouviu uma história de alguém que caiu em algum golpe ou ainda conhece e pior ainda, caiu.
Os golpistas geralmente entram em contato por telefone, WhatsApp ou redes sociais, alegando ser advogados e informando sobre supostos processos judiciais, valores a receber ou dívidas pendentes. Eles podem usar nomes de advogados reais ou escritórios conhecidos para parecerem mais legítimos. O objetivo é extrair dinheiro da vítima sob falsos pretextos, como o pagamento de taxas, custas processuais ou honorários.
E por que isso acontece? A cada dia que passa os “golpistas” estão cada vez mais especializados, utilizam técnicas de persuasão para convencer a vítima a entregar o dinheiro solicitado.
E quem são as vítimas? Em sua maioria são as pessoas mais vulneráveis e menos escolarizadas. Mas não se engane, o “golpista” não descriminaliza, o importante é dar o golpe.
Os idosos são vítimas preferenciais, pelo simples fato de serem mais suscetíveis a confiar nas pessoas e até por esperança de receber logo um dinheiro.
Hoje em dia temos diversos golpes, do PIX, do falso boleto, de indenização governamental, da indenização do INSS, do falso advogado e assim por diante.
Com esta informações, o cidadão precisar entender alguns conceitos básicos: o primordial é GOVERNO não devolve dinheiro, não vai te ligar para isso em regra. Se aprender somente este conceito nunca irá cair em algum golpe.
Com relação ao golpe do falso advogado o cidadão precisa se atentar, primeiro para ter a possibilidade de ganhar uma ação, tem que ter um advogado. Assim, possui o telefone deste, normalmente foi ao escritório levar a documentação. Então, não é porque recebeu uma mensagem com a foto do advogado que aquele telefone é seu advogado.
O cuidado a se ter é a conferência do telefone. Constando um número diferente, o primeiro passo é ligar no telefone que possui do seu advogado e assim confirmar se é ele. Não sendo pare de interagir com o golpista e documente toda a conversa.
Já ciente de que é um golpe, salve toda a conversa mediante print da tela e faça um boletim de ocorrência informando os dados e a situação.
E de suma importância a realização do boletim, porque ao fazer o boletim de tentativa de estelionato, primeiro é um alerta para a polícia, segundo amplia o foco de investigação das forças policiais para conseguir pegar os golpistas e assim impedir que outras pessoas sofram prejuízos.
Um passo importante é que os “golpistas” nunca terão é solicitar no início de qualquer conversa a senha combinada com seu advogado.

Em resumo, ficou na dúvida, não interaja, nunca passe dados, nunca pague boletos em nome de terceiros, não forneça sua chave PIX a ninguém, e sempre, se você for abordado por um golpista, denuncie o caso à polícia e à OAB.


1 Comment
  • A WordPress Commenter
    Posted at 13:17h, 24 janeiro Responder

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Post A Comment